21 fevereiro 2015

Tag #1 | Feitiços Literários

Queridos leitores,

Hoje trago-vos um post diferente, mas já conhecido: a resposta à tag "Feitiços Literários", proposta pelo blogue Um Olhar de Estrangeiro, ao qual desde já agradeço!

É sem dúvida uma ideia original e engraçada que não me podia deixar indiferente, já que é baseada em feitiços da série Harry Potter, que dispensa apresentações. Afinal, que mais queremos senão um mix de feitiços e livros?



Expecto Patronum - Um livro que remete a boas memórias da tua infância:
Sem dúvida os livros da série Uma Aventura, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e, consequentemente, a já antiga adaptação a televisão. Lembro-me de ser pequena e ter imensos livros desta série espalhados pela casa e achar que eram um tesouro que tinha de guardar. A verdade é que ainda hoje os tenho e sempre que os reencontro trazem-me imensas memórias.
Expelliarmus - Um livro que te surpreendeu:
Para quem me conhece, não é novidade que adoro a Dorothy Koomson! E o livro O Outro Amor da Vida Dele foi sem dúvida o que mais me surpreendeu até hoje! Adorei a leitura e o final foi completamente inesperado, pelo menos para mim, o que colocou a cereja no topo do bolo. Se quiserem podem ver a pequena opinião que dei sobre ele aqui (talvez venha a completá-la aqui no blogue).
Priori Incatatem - O último livro que leste:
Este já tem opinião cá no blogue e é O Fim da Inocência II, de Francisco Salgueiro.
Alohomora - Um livro que te abriu portas para um género anteriormente desconhecido:
Na verdade, este livro abriu-me portas para a leitura em geral, pois foi ele que me deu o empurrãozinho extra que faltava para me perder completamente em livros: Divergente, de Veronica Roth.
Riddikulus - Um livro engraçado que tenhas lido:
Sou uma pessoa que se ri facilmente e que acha piada até à piada mais simples (passo a redundância), mas o livro que mais gargalhadas me arrancou foi Hex Hall, de Rachel Hawkins. Como podem ler na mini-opinião que fiz aqui, fiquei completamente apaixonada pela personagem principal, a Sophie, e estou ansiosa para poder ler o segundo livro (que ainda não tive oportunidade de obter).
Sonorus - Um livro que achas que todos deviam conhecer:
Honestamente, para mim este feitiço coloca-me num impasse. Primeiro, porque a maior parte dos livros que já li são deveras conhecidos; segundo, porque ao tentar escolher apenas um acabei por ficar indecisa entre dois: O Fim da Inocência, de Francisco Salgueiro (opinião), e Academia de Vampiros, de Richelle Mead. O primeiro, porque acho que é um livro importante de ler e que nos abre os olhos aos perigos de hoje e, o segundo, por ser uma série pouco popular (especialmente em Portugal) mas que merece toda a atenção do mundo pelo quão boa é.
Obliviate - Um livro ou spoiler que gostarias de esquecer:
Como sou prática, aqui vai um dois em um: Convergente, de Veronica Roth. Atenção que esta escolha é num bom sentido e não uma crítica! Passo a explicar: gostava de esquecer que li o livro para poder lê-lo em formato impresso e em português (não consegui conter a minha ansiedade e acabei por o ler em inglês) e gostava (imenso) de esquecer o spoiler que me deram sobre ele... Sim, uma amiga contou-me o trágico final antes de eu ler o livro. Horrível, eu sei! Desta forma, conseguia apreciar o livro e a história de forma natural e sem esperar desesperadamente pelo acontecimento da desgraça inevitável!
Imperio - Um livro que precisas-te de ler para a faculdade/escola:
Bem, supostamente devia tê-lo lido, mas nunca tive sequer coragem de o começar. Está agora na minha lista TBR o Memorial do Convento, de José Saramago.
Crucio - Um livro que foi doloroso ler:
Adorei o primeiro livro da série (Eternamente), odiei o segundo, Lua Azul, de Alyson Noël, e penso que nem sequer cheguei a terminá-lo. Acho que isso diz tudo!
Avada Kedavra - Um livro que poderia matar (interpretem como quiserem):
Se pudesse, matava A Culpa é das Estrelas e juntamente com o livro, o autor John Green. Nunca ninguém me conseguiu pôr a chorar tanto como este livro (a não ser a sua adaptação a cinema). E a mistura de sentimentos trazidos ao de cima por ele devia ser punida por lei com pena de morte, tenho dito! *sai pela porta dramaticamente para ir chorar a um canto enquanto revê pela vigésima vez o filme*

E é isto! Em vez de selecionar blogues para fazerem esta tag, convido-vos a todos para a completarem, nem que seja apenas para vós.

33 comentários:

  1. Em primeiro lugar: adorei suas expressões e jeito de falar de Portugal! Sou brasileira e me encanto com sotaques e as diferenças nos vocabulários. Na região em que moro (sul do país) também temos um jeito típico de falar.
    Passando por isso, gosto muito de Harry Potter e adorei esta tag. Aliás, vou salvá-la para fazer no meu blog algum dia. Conheço esse spoiler de Convergente e isso me desanima a ler a trilogia.
    Sabes que eu não chorei com A Culpa é das estrelas? O livro com o qual mais me emocionei foi Ponte para Terabítia, responsável pelo meu primeiro choro literário,

    Leitores Forever

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cris! É por isso que adoro a interação entre blogueiros portugueses e brasileiros :D Fico à espera da tua resposta à tag (ansiosamente).
      Há muita gente que achou o livro previsível, e realmente admito que algumas partes o foram, mas como me identifico com a Hazel, colei-me um pouco a ele! Já com a Ponte para Terabítia, só vi o filme, e lembro-me apenas vagamente dele. Vou pesquisar para ver o que encontro sobre o livro por cá! Beijinhos*

      Eliminar
  2. Apesar de nunca ter me interessado de verdade por Harry Potter achei a tag muito divertida. Também queria muito esquecer o spoiler de Convergente <|3
    www.belapsicose.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mesmo para quem não gosta, como tem significados para cada feitiço é realmente interessante! Tamo junto Ana *gesto do mockingjay*

      Eliminar
  3. Amei essa tag! To totalmente apaixonada por essa tag!
    Harry Potter é a vida!
    Amei amei e também amei suas escolhas de livros!
    Beijos
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Oi Dany,
    Eu já tinha visto essa tag por aí, mas não me animei a responder pois não curto muito HP.
    Não tive contato com os outros livros, só com A Culpa é das estrelas que me fez chorar também e com Lua Azul que também achei doloroso. E fiquei com trauma da autora, porque Ô livro Ruim, kkk
    Beijos,
    Conversas de Alcova

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai esse livro... Cada vez que penso nele dá-me vontade de me atirar ao rio! Se me visse quando vejo a série nas livrarias... Só me apetece avisar toda a gente para não começarem a ler para não se desiludirem :D beijinhos*

      Eliminar
  5. Oi Daniela, tudo bom?

    Gostei bastante dessa TAG, já tinha visto, mas nunca respondi. Quem sabe não responda agora né?! Gostei das suas escolhas!!! Parabéns pelo blog!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Roberta :D Fico à espera desse post eheheh beijinhos*

      Eliminar
  6. Fiquei muito contente quando vi que você respondeu a tag ;)
    Adorei suas respostas. Muitos deles não conheço, mas alguns já entraram na minha lista!!!

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixaria passar esta oportunidade Carol :D beijinho*

      Eliminar
  7. Não conhecia essa tag, acho que essa é a primeira vez que vejo alguém respondendo, achei muito legal! :D Ainda não li a maioria dos livros que você citou, na verdade até o momento só li A Culpa é das Estrelas, mas pretendo começar a trilogia Divergente em breve! Infelizmente eu também recebi spoiler sobre o final :( Mas segundo uma amiga minha, eu não recebi o "spoiler completo" Huahuahua Então eu ainda tenho curiosidade pra saber o que acontece... Estou esperando alguma promoção legal pra comprar a trilogia toda de uma vez.

    Suas respostas ficaram bem legais :)
    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia Divergente Ursulla!!! Eu posso dizer que li antes de toda a conversa de volta dele e recomenda... É uma leitura muito fácil e rápida! É pena mesmo é aquele fim... Mas espero por uma resenha para ver a sua opinião :D beijinhos*

      Eliminar
  8. Oiii amei essa tag de verdade *.*
    PS. Eu tambem mataria o John Green pelo mesmo motivo hahaha


    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Mayara :D Juntamo-nos e cometemos o crime juntas, combinado? ahahah beijinho*

      Eliminar
  9. Gostei da ideia da Tag.
    Adorei a criatividade de basear a Tag em Harry Potter.
    Gostei muito do último tópico....Um livro que poderia matar... eu colocaria insurgente neste tópico;

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo do que fala Andreza! Ia para dizer que tinha sido o meu "menos favorito" da trilogia, mas a verdade é que está à mesma altura que Convergente. Mas porque o colocaria? Partilhe! :D beijinhos*

      Eliminar
  10. Oii, tudo bem?
    Não gosto de Harry Potter, mas a TAG é super legal!
    Nunca li nenhum da lista, mas Hex Hall tenho vontade!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia Hex Hall Angélica! Vai rir tanto mas tanto, especialmente se tiver um sentido de humor fácil! :D beijinhos*

      Eliminar
  11. Oi, Daniela!
    Sou fã assumida de Harry Potter, louquinha mesmo. Adorei a tag e vou considerar seu convite aberto como uma indicação ao Me Livrando <3 Sobre seus livros, temos pouquíssimo em comum. Não gosto de A Culpa É das Estrelas, nem Convergente... Eu até curti a trilogia Divergente em si, mas não o desfecho dela. Achei forçado até o infinito!
    Ah, sobre o seu modo de falar: eu me sinto tão próxima de vocês! Moro em Belém do Pará, uma capital do Brasil, e aqui somos acostumados a conversar entre nós usando "tu" e os seus verbos correspondentes. Até brincamos que quando chamamos alguém de você aqui na cidade, significa que queremos algo com a pessoa. Na internet acabei me acostumando a usar esse tratamento porque muitos viam o "tu" como um desrespeito ou grosseria, ao passo que eu sempre achei uma coisa normal. Vai entender hahaha
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Celly :) Vou esperar ansiosamente por ver esta tag no MeL :D Embora goste da trilogia Divergente, concordo contigo em achar o fim forçado... Estava à espera de uma explicação muito melhor para todo aquele mundo que adorava mas realmente a autora seguiu um caminho um pouco dececionante.
      Por mais incrível que parece, em Portugal, para certas pessoas o você acaba por ser um insulto! Estranho não é? Nunca cheguei a entender porquê. Mas por exemplo, a maior parte dos professores que tive até agora dizem-nos sempre que preferem que para nos referirmos a eles digamos "O professor acha que isto está bem?" do que "Você acha que isto está bem?"... Chegam até a dizer que é uma falta de respeito, vê lá... É como disses-te: vá-se lá perceber ahahaha Beijinho*

      Eliminar
  12. Adoro essa tag, primeiro porque Harry Potter é simplesmente excelente e segundo porque ela é muito criativa. Realmente é necessária muita criatividade para relacionar os feitiços aos livros. Aceito com certeza sue convite e esta será a próxima tag que responderei lá no Leia Garota Leia.
    Entendo perfeitamente quando você diz que acha graça da piada mais simples. Não sei se com você é assim, mas eu costumo ler em transportes públicos e não guardo minhas reações com a leitura para mim. Já ri, já chorei, já gargalhei, já me indignei, tudo isso sob olhares inquietos que devem me achar meio insana - quem vai saber?
    Acontece que os livros são como outro mundo, real e palpável, e os personagens parecem até outras vidas vividas por quem lê.
    Gostei muito das suas respostas, da sua escrita e do sue blog. Seguindo e com certeza voltarei mais vezes.

    Andressa Lima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ficar à espera da resposta à tag no LGL :D E compreendo perfeitamente! Eu também sou assim e às vezes fico a pensar se não estarei a ser observado por muita gente ahahah! Muito obrigada Andressa, beijinhos*

      Eliminar
  13. Oi Dani, eu li uma tag parecida com esta, mas não com estas palavras mágicas...Dos que você citou, só li mesmo ACEDE.
    Bjs, ROse

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez assim possa fazer esta? :D Acho que a maior parte dos leitores acaba por ler ACEDE não é? Beijinho*

      Eliminar
  14. Eu gostei muito dessa tag >< To pensando em usar ela no meu blog.
    Você é portuguesa? Tipo, lá de Portugal? Eu tenho um amigo que é portuguÊs, e ele digita bem parecidpo como vocÊ.
    Um livro que me faz lembrar da infÂncia, acredito, é a Turma do Gordo. Foi um dos primeiros livros que li e me apaixonei pela leitura por aí.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ficar à espera dessa resposta :D Sou sim! 100% portuguesa! Beijinhos*

      Eliminar
  15. Olá Daniela, adorei o seu blog! Vou começar a seguir as suas publicações! :)
    Eu sou fã de Harry Potter também e adorei esta tag!
    Beijos!

    http://oprazerdaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Oie, tudo bom?
    Eu adoro essa tag porque é mega criativa e divertida.
    Não li a série Divergente ainda, mas quero ler antes do lançamento do filme Insurgente.
    A Culpa é das Estrelas é um livro emocionante <3
    Tenho muita vontade de conhecer a série Academia de Vampiros e estou montando minha coleção. Faltam dois livros.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia as séries Divergente e Academia de Vampiros!! Prometo que não se vai desiludir :D
      beijinhos*

      Eliminar
  17. Adorei as respostas, vi essa TAG no canal americano JesseTheReader e traduzi (na vardade tinha uma versão traduzida mas não sabia) para o português brasileiro. Quero um dia ainda ler Saramago.
    Adoro Seu blog.
    http://garotoliterato.blogspot.com.br/
    Bjs

    ResponderEliminar